Profissão de Cuidador de Idosos finalmente é regulamentada

O Senado aprovou, no dia 17 de outubro de 2012,  o Projeto de Lei 284/2011, que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa. Para atuar na área, será preciso ter mais de 18 anos, ensino fundamental completo e curso de qualificação específico, feito numa instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação.

O texto foi aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais, em caráter terminativo (sem necessidade de votação em plenário). Se em cinco dias não receber recursos, seguirá para a Câmara dos Deputados. Se aprovado, vai para a sanção presidencial.

De acordo com o projeto, o cuidador deve pautar sua atuação pelo respeito, pela compaixão e pela paciência com o idoso. O texto estabelece que ele poderá ser responsável por administrar medicamentos, desde que autorizados por um profissional de saúde habilitado.

O projeto também aumenta em um terço as penas para os crimes previstos no Estatuto do Idoso quando forem cometidos pelo cuidador. Se não houver recurso para votação em plenário, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados.

Para o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o Brasil terá, em 2050, 63 milhões de idosos, ou 172 para cada cem jovens, o que exige a regulamentação da atividade.

Cursos

O cuidador precisará ter formação específica numa instituição reconhecida. Há a exigência de que o corpo docente seja formado por mestres e doutores inclusive em gerontologia.

Atuação

Os profissionais poderão atuar nas casas dos idosos, em instituições de longa permanência, hospitais ou eventos culturais e sociais. No entanto, quando as atividades forem em residências, os contratos de trabalho deverão seguir as regras válidas para os empregados domésticos.

98 Comentários

  1. Emilson Manoel Ribeiro

    Aonde está descrito quais são as atividades que os cuidadores podem exercer? Um cuidador pode cuidar de um paciente que tenha necessidade de aspiração das vias aéreas superiores? ou isso é uma atividade restrita às profissões da área da saúde, como por exemplo o técnico de enfermagem?

    • Pedro

      Caro Emilson, por ser uma manobra de competência dos técnicos de enfermagem, não é permitido ao cuidador executá-la.

      • Olá bom dia meu nome é Vera Lúcia trabalho como cuidadora de idosos a 12 anos gostaria de saber quem trabalha no regime de 24 por 24 tem direito a hora extra adicional noturno

        • Pedro

          Informações trabalhistas sobre cuidadores podem ser encontradas no site: https://www.domesticalegal.com.br/
          Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
          Um abraço,
          Márcia

  2. Maria C. Souza

    Qual o salário base de uma Cuidadora que trabalha 8 horas por dia de 2ª a sábado (bruto e líquido)?
    A Profissão já foi regulamentada?
    Caso seja registrada, quais os benefícios a que tenho direito?

    Grata,

    • Pedro

      Cara Maria, questões salariais tem sido influencidas pelo mercado. Neste caso, costuma ter variação de acordo com a região da cidade. Em média, o mercado pratica algo em torno de R$ 1.000,00 mais vale transporte. Como na sua dúvida você incluiu o sábado, geralmente deve se calcular a hora extra excedente. Os descontos são os aplicáveis por lei.
      Ana Filardi
      Gerente de Relacionamento

      • Davi

        A maiores das Home Cares não trabalha carga horario de 8 hrs e sim 12 hrs. Nesse caso como fica?

        • Pedro

          Davi, o formato de trabalho depende de vários fatores como modelo de trabalho de cada empresa, contrato estabelecido entre as partes além da necessidade do paciente de cuidados. Questões relacionadas a carga horária e hora extra podem ser esclarecidas com o setor de RH de sua empresa ou seu contador. Espero ter esclarecido suas dúvidas.
          Att.
          Pedro Rodrigues

          • Olá bom dia meu nome é Vera Lúcia trabalho como cuidadora de idosos a 12 anos gostaria de saber quem trabalha no regime de 24 por 24 tem direito a hora extra adicional noturno

          • Pedro

            Informações trabalhistas sobre cuidadores podem ser encontradas no site: https://www.domesticalegal.com.br/
            Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
            Um abraço,
            Márcia

    • Pedro

      Cara Maria, acredito que você terá suas dúvidas entrando em contato com o seguinte site: http://www.domesticalegal.com.br/
      Agradecemos seu contato.
      Att.
      Pedro Rodrigues
      Gestor de Equipes

  3. a mensagem que deixo é que lei seja ao nosso favor ,pq cuidar
    de alguém não é tão fácil ,sou cuidadora tenho carisma com os idosos
    respeito todos os sentimentos .o que eu quero falar temos que ter um salário digno

    é bom agente ter oportunidade esclarecer alguma coisa ou melhor dizente ,escrever
    algo que possamos nos manifestar sobre a cituaçõa .

    • Pedro

      Cara Dagmar, agracedemos seu contato. Continue estudando e se aperfeiçoando para atender estas pessoas que tanto amamos.
      Att.
      Pedro Rodrigues.
      Gestor de Equipes da Cuidar Bem SP

  4. durvalina silva

    meus patroes querem me registrar como cuidadora domiciliar mas eu faço tudo na casa, inclusive tem uma senhora tambem idosa que tem muitos problemas, entao sao dois que acabo tendo que cuidar , qual seria meu piso salarial?

    • Pedro

      Cara Durvalina, nosso nicho de mercado é de oferecer profissionais qualificados para atuarem como cuidadores. Sobre conciliação e esclarecimentos de pendências jurídicas, favor pesquisar instituições pertinentes.
      Agracedemos seu contato.
      Att.
      Pedro Rodrigues.

  5. flavia regina aleixo

    trabalho em uma empresa bem conceituada de cuidadora em campo grande ms, eles pagam R$ 850,00 NAO DAO O VALE TRANSPORTE E NEM REGISTRAM ATENDIMENTO DOMICILIAR.Gostaria de saber se eles estao certos fazendoeste procedimento.Eles tem muitos funcionarios e todos sem registro e sem vale transporte me ajudem obrigada

    • Pedro

      Cara Flávia, há várias formas de você trabalhar como cuidadora. Uma forma clássica seria o registro via CLT, outra que também identificamos aqui em São Paulo, seria seu cadastro como MEI (Micro Empreendedor Individual) e, assim, você poderia prestar serviços diretamente para as famílias, tendo que arcar com a divulgação dos seus serviços, emissão de nota fiscal, entre outras atividades como uma micro empresa individual. Vamos deixar o link do governo para maiores detalhes sobre a MEI: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual
      Abçs. Equipe Cuidar Bem SP

  6. camilla

    Cuidadora de idosos tem direito a adicional noturno e insalubridade?

    • Pedro

      Adicional noturno, sim. Quanto a insalubridade seria preciso, ao que nos parece, de regulamentação mediada por um sindicato ou associação de cuidadores, o que ainda não foi montado. Esperamos ter te ajudado. Equipe Cuidar Bem SP.

  7. NEUZA CARVALHO

    POR FAVOR PRECISO DE UMA CUIDADORA PARA MINHA MÃE COM MAL DE ALZHEIMER ELA É DEPENDENTE.
    SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL NESTA ÁREA ENTRE EM CONTATO COMIGO.
    OBRIGADA
    NEUZA CARVALHO

    • Pedro

      Cara Neuza, te enviamos um e-mail para maiores informações pois esta via não é a mais indicada para pedido de serviços. Estamos a sua disposição.
      Favor olhar sua caixa de e-mails. Abçs. Equipe Cuidar Bem SP.

  8. Gostaria se possível, me eslarece dois processo, o que está acontecendo ai fora. E que infelizmente existe pessoas mau informas sem qualificações nenhuma, se oferecendo para ser cuidadoras, por ninharia e exploradas pelas familias dos portadores de cuidados. Eles estão aproveitando e fazendo que estas pessoas sejam não só cuiodadores mas tbem empregados domésticos. porque para mim existe uma diferença que se chama cuidar do paciente e dos medicamentos e alimentação , higiene, e não ter que lavar as roupas e cozinhar, limpar casas

    • Pedro

      Realmente, Luzia, embora o profissional Cuidador possa atuar como empregado doméstico, isto se aplica ao fato de trabalhar em um domicílio familar. Acesse o link que fala sobre a profissão que lá está tipificada as funções principais deste profissional. Você pode também elaborar um contrato no qual estas tarefas estejam bem claras. Abçs. Equipe Cuidar Bem SP.

  9. Silvia Rocha Ferreira

    Gostaria de uma informação, não sou cuidadora profissional mas no momento estou cuidando de uma senhora, contudo o serviço é leve, trabalho três dias por semana e apenas 7 horas das quais somente 4 ela está sob meus cuidados, sou registrada como doméstica, porque faço alguns serviços na casa também, recebo um salario adequado, além de condução, e meus patrões são excelentes. apenas gostaria de saber se existe um termo para o que faço, pois, não me qualifico como cuidadora mas auxiliar. ( sei que meu registro é como doméstica, mas dou banho, ajudo a caminhar para as refeições e a coloco na cama para o sono da tarde, além de ficar sozinha com ela a maior parte do tempo). desde já agradeço.

    • Pedro

      Cara Silvia, nos parece que você já atua como cuidadora de modo prático, ou seja, sem uma estrutura formal de curso e aulas teóricas. Sugerimos que você aproveite a oportunidade e o tempo livre para se qualificar melhor com bons cursos como o do Senac/Osasco. Parabéns pela oportunidade e boa sorte em sua carreira.

  10. sou cuidadora de idoso e meu patão vai assinar minha carteira com empregada doméstica porque não tem como assinar como cuidadora é correto a lei já existir já foi refogada a lei? mim ajudei por favor

  11. mario

    cuidador tem direito a seguro desemprego

    • Pedro

      Mario,
      Sim. O mesmo procedimento de todos os outros trabalhadores com carteira assinada.
      Márcia.

  12. Lucia Maia

    Gostaria de saber se para ter cuidador eu tenho que assinar carteira de trabalho com este cargo e recolher INSS e como devo proceder para ficar totalmente coberta pelas leis, não quero erar e nem prejudicar o funcionário, por favor me informe a lei que menciona a regulamentação e quando é projeto de lei? o que fazer?
    Grata pela atenção
    Lucia Maia

    • Pedro

      Lucia Maia,
      Acompanhantes de Idosos está sob a classificação 5162-10, listada como cargos ou funções reconhecidos para trabalhadores domésticos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.
      Sugiro que visite: https://www.domesticalegal.com.br/
      Um abraço,
      Márcia.

  13. valdecy

    Sou cuidadora tenho curso experiência com idoso acamado cadeirante com sonda gástrica nasal. Alzhaime e parkson. Paciente com úlcera e escara.mas so encontro pessoas que querem pagsr o mínimo e ainda que faça serviços domésticos. sou de recife pe. Por isso gostaria de saber qual é o salário base de um cuidador.

    • Pedro

      Por gentileza veja o site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia

  14. Francisco Almeida

    Como contratar um cuidador de idoso, sem assinar a carteira de trabalho , mais não violar os direitos do proficionál da área

  15. Aroldo José Bez Batti

    Boa tarde, como regularizar e de que forma pagar duas cuidadoras de minha mãe que vão fazer o seguinte horário de trabalho:
    – 24horas cada uma de trabalho e 24horas de folga, ou seja, altenadamente 24 h sim e 24 h de folga nos 30 dias corridos do mês.
    – entendo que corresponde a 15 dias de trabalho com 24 h cada, totalizando 360 h no mês.

  16. Miriam

    Bom dia, tenho uma dúvida, o salario de uma cuidadora REM um salário base, ou o salario mínimo e o base. Sou cuidadora em São Paulo.
    Aguardo uma resposta

  17. BOA TARDE!!
    SOU CUIDADORA PROFISSIONAL, CUIDO DE UMA SENHORA, DURANTE A SE-
    MANA POR 8(OITO) HORAS, E INCLUSIVE NO SÁBADO.
    MINHA DUVIDA É O SÁBADO , É CONTADO POR MEIO PERÍODO?
    E O VALOR PAGO NÃO SERIA DOBRADO?

    SEM MAIS, AGRADEÇO A ATENÇÃO E AGUARDO SEU RETORNO.

    GRATA

    SANDRA

    • Pedro

      Olá, Sandra. Suas dúvidas são contempladas pela Lei das Domésticas até por que você trabalha em ambiente doméstico. Isto vale para carga horária e cálculo de horas extras. Um contador poderá te esclarecer ou no site “Doméstica Legal”. Boa sorte.

  18. Márcio

    Meu pai, com 90 anos, é cuidado por uma moça que o acompanha em sua residência o tempo todo, por aproximadamente 8 horas diárias. Na residência também tem uma empregada que faz os serviços de casa. À noite, ele é acompanhado por uma pessoa que faz companhia para ele, também trabalhando, dormindo em quartos separados, uma vez que ele tem independência de locomoção, mas está necessita de acompanhante, sobretudo após se recuperar de uma cirurgia reparadora do fêmur.
    Somente a da noite possui um curso de “cuidadora de idoso”, ministrado com 180 horas aula. Pergunto: 1 – a lei foi editada e regulamentada? 2 – alguma delas é cuidadora de idoso, na concepção da lei? 3 – como devemos nos relacionar profissionalmente com elas?
    Grato

    • Pedro

      Márcio,
      Aparentemente as pessoas auxiliam nos cuidados de seu pai se enquadram como Acompanhantes de Idosos. Sob a Classificação 5162-10, listada como cargos ou funções reconhecidos para trabalhadores domésticos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.
      Sugiro que visite: https://www.domesticalegal.com.br/
      Um abraço,
      Márcia.

  19. ELIANE

    BOA TARDE, POR GENTILEZA QUAL SERIA A CARGA HORÁRIA E O SALÁRIO DE UM CUIDADOR DE IDOSOS NO CASO DE UMA CLÍNICA?
    QUE ESTEJA DE ACORDO COM A LEI. TAMBÉM AS FUNÇÕES QUE UM CUIDADOR DE IDOSOS PODE REALIZAR, POIS AS VEZES PODE SE CONFUNDIR COM UM AUXILIAR DE ENFERMAGEM. OBRIGADA!

    • Pedro

      Cara Eliane, entendemos que os procedimentos que os cuidadores possuem competência para realizar são aqueles que não invadam a competência de outras profissões como os técnicos e auxiliares de enfermagem. Quanto a carga horária a própria CLT regula este item. Abçs.

  20. Liliana

    O cuidador de idosos q trabalha em instituição pode cuidar de quantos idosos?
    Nos asilos é real que 2 cuidadores cuidam de 70 idosos, isso nem enfermeira profissional consegue. Falta de verbas para contratar mais funcionarios, ???
    Mais isto não faz sentido. obrigado. Liliana.
    .

    • Pedro

      Cara Liliana, não encontramos na Lei que criou a profissão de Cuidador de Idosos, item que se relacione ao equilíbrio operacional entre número de profissionais e pessoas cuidadas. Em geral, isto pode ser regulado por associações de Cuidadores ou Sindicato. Nenhum destes dispositivos foi criado ainda. Convém tentar negociar onde você trabalha até para que a empresa possa oferecer serviços mais adequados aos assistidos.

  21. Sou cuidadora de idosos com dois certificados, fui dispennçada sem aviso pévio, eu gostaria de saber quais são os meus direitos, pois trabalhei 1 ano, quando ia ter minhas férias fui despedida. Um abraço e obrigada!

  22. O cuidador de idoso é uma profissão legalizada no Brasil como um emprego oficializado com todo direito

    • Pedro

      Mairon,
      Sim, é profissão legalizada e com direitos.
      Um abraço,
      Márcia

  23. edivanda

    gostaria de saber se um agente de higenizacao q trabalha em uma istituicao pode fazer tmb os cuidados de um cuidador de idosso,alimentao banho tricotomia higiene bucale ainda dar plantao de 24hs com um descanso e uma folga com salario de 879sem nem nenhum outro beneficio?

  24. edivanda

    gostaria muito q vcs me respondecem

    • edivanda

      ah sem horario de almoco

    • Pedro

      Edivanda, respondemos no post anterior.
      Márcia

  25. Rosimelia de souza

    Boa noite sou cuidadoura de idoso gostaria de saber se meu salário e 788.00 e trabalho meio petiodo recebo 400trabalho de carteira assinada como cuidadoura eu tenho direito. Salário familia e pis gostaria de saber?

  26. Cristina Tavares da silva

    Trabalho 15horas por dia domingo a domingo a cada quinze dias a folga tira minha dúvida é hora extra

    • Pedro

      Informações trabalhistas sobre cuidadores podem ser encontradas no site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia

  27. Quando prenchemos uma proposta de cartões de credito
    Eles dão varias opsâo menos a de cuidadores be idosos
    Porque alguem pode me responder .sou cuidadora e passei por isso hoje fiquei muito chateada quando preenchi a proposta do pancartöes

  28. sonia regina pinto borges

    Gostaria de saber sobre o cuidador de idosos, por ainda não terem sindicato, quais
    são os tribuitos cobrados deles? Sou técnico em enfermagem e sei de meus direitos
    e impostos que pago, só quero saber se eles terão anuidade a pagar como em qual
    quer categoria? pode me explicar isso? Já vi a lei e data em que foi regulamentada
    essa profissão só não descobri o autor.

    • Pedro

      Informações trabalhistas sobre cuidadores podem ser encontradas no site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia

  29. ser cuidador,é saber dar carinho e amor. tem q gostar da profisão!!!!

  30. Eliete

    Eu trabalho ha 6 anos como cuidadora só que na minha carteira esta como empregada doméstica. Agora estou fazendo curso aux de enfermagem meus patrão pode mudar meu registo pra cuidoradora deste do inicio ?

    • Pedro

      Eliete,
      Por gentileza veja o site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia Boghi

  31. Barbara

    Boa tarde sou cuidadora de idoso domiciliar fui contratada pra cuida de um senhor e tudo que desrespeita a ele mas no fim cuido dele veio mas uma irmã dele também idosa e a neta q mora nos fundos tenho q cuida dos dois e da minha CA ainda até faxina na casa dela roupas tenho que lavar r agora estou gestante cansada sobrecarregada gostaria de saber meus direitos

    • Pedro

      Bárbara,
      Por gentileza veja o site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia Boghi

  32. Rita Santos

    Cuido de um idoso, 24hr, todos os dias , tendo folga sabado s e domingo, além de cuidar o idoso, faço trabalho doméstico,levo ao médico, dou os remédios, banho e cuido da alimentação. Quando viajam, por período curto ( digo 10 dias) fico responsável por ele e pela casa. Já em época de veraneio, vou junto e tenho folga dois finais de semana mês…. Gostaria de saber onde me enquanto, como cuidadora ou doméstica.?? Agradeço desde já .
    Rita Santos.

    • Pedro

      Olá Rita,
      Por gentileza veja o site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia Boghi

  33. mirian brito

    Quero saber se o cuidador de idoso, além de dar banho, dar a refeição, passear, pode limpar o ambiente q o idoso fica, lavar a sua roupa e passar.

    • Pedro

      Olá, Mirian.
      Sim, o cuidador pode e é adequado desenvolver essas tarefas de bem estar geral e higiene do idoso. Uma vez que o ambiente limpo, roupas higienizadas e bem cuidadas são parte importante da saúde.
      Obrigada por seu contato,
      Márcia Boghi

  34. elisete reirim

    Tem dois anos q deixei meu emprego e passei a cuidar do meu pai, alguns dizem q tenho direito a um salario , outros dizem q não. Não tenho nenhum curso de cuidador de idoso , simplesmente vim morar com ele e passei a cuida-lo. Tenho ou não direito a esse salário???

    • Pedro

      Por gentileza veja o site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia

  35. Layla Campos

    Bom dia. Minha Vó tem necessidade de duas cuidadoras, porém para pagarmos um salário aceitável para ambas não conseguimos registrá-las devidamente. Podemos firmar um contrato de prestação de serviço com cuidadores que tem MEI? Assim estaremos protegidos de um futuro processo trabalhista? Obrigada!

    • Pedro

      Por gentileza veja o site: https://www.domesticalegal.com.br/
      Nele você poderá encontrar informações sobre cargos e funções. Há também um blog que pode ser útil.
      Um abraço,
      Márcia

  36. telma

    Com o curso de auxiliar de enfermagem eu posso atuar como cuidadora?

    • Pedro

      Olá Telma,
      Sim, poderá. Aconselhamos que busque um curso de cuidadores para conhecer as especificidades do seguimento.
      Indicamos um de nosso parceiros:
      Cuidadores Vida, Amor e Riso
      11-4901-4010
      Boa sorte!
      Márcia

  37. erica costa

    eu sou enfermeira e gostaria de saber se posso ministrar cursos para formação e qualificação de cuidadores de idosos? ou posso so dar cursos de cuidados e se posso emitir esses certificados.

    • Pedro

      Erica, a princípio sim. Sua formação permite que ministre cursos nessa área. Sugerimos que busque cursos existentes e participe como docentes. A partir daí você terá as informações pontuais necessárias para montar seu próprio curso.
      Boa sorete,
      Márcia

  38. CELIA REGINA GENOVA PANICIO

    Olá!
    Gostaria de montar e ministrar com certificado um curso de cuidadores de idosos.Sou enfermeira com especialização em gerontologia,administração hospitalar e docência.Tenho mais de 25 anos de experiência com idosos,em ILPI.Pode me esclarecer por favor se posso e qual o caminho?

    • Pedro

      Célia,
      Uma sugestão seria entrar em cursos existentes como docente. Coma a sua experiência e currículo, você terá muito a oferecer. Depois de participar, teria informações suficientes para montar seu próprio curso.
      Boa sorte!
      Márcia

  39. Ester Aparecida da Silva

    Ola,fiz o curso de cuidadora a sete meses,vou começar a trabalhar agora,só estou sem noção de valores,,pretendo trabalhar na parte da noite e fins de semana…Se poder me orientar,agradeço …

    • Pedro

      Por favor, Ester, entre em contato conosco: 11-3392-2332.
      Grata
      Márcia

  40. Bom dia, Eu Fiz o curso de técnico de enfermagem não fiz o curso de cuidador de idosos, sera que não estou permitindo para trabalhar como cuidador de idosos porque não fiz o curso de cuidador de pessoas idoso? Responde porfavor

    • Pedro

      Jordel, o trabalho como cuidador possui algumas especificidades importantes. Indicamos que faça um curso com um de nosso parceiros:
      Cuidadores Vida, Amor e Riso
      11-4901-4010
      Boa sorte!
      Márcia

  41. Olá, o cuidador de idosos pode preparar a medicação em uma instituição? Verificar PA e Realizar testes de glicemia? Ou é função da técnica de enfermagem e enfermeiras?

    • Administrador

      André,

      O COREN informa que o cuidador pode
      “Cuidar da medicação oral da pessoa idosa, sendo que em caso de injeções, mesmo com receita médica, o cuidador deve procurar um profissional de saúde – ‘É proibido ao cuidador aplicar injeções’.

      BORN(2008, 58p.), faz a seguinte observação: Muitas vezes surgem dúvidas sobre as responsabilidades que o cuidador da pessoa idosa pode assumir. A CBO 2002 afirma que ‘no caso de atendimento a indivíduos com elevado grau de dependência, exige-se formação na área de saúde, devendo o profissional ser classificado na função de técnico/auxiliar de enfermagem’.”

      Abraço,
      Márcia

  42. Márcia

    Por favor, vamos contratar uma cuidadora para meu sogro e gostaria de um modelo de contrato onde ficasses especificadas as obrigações e deveres. Ela vai trabalhar na casa dele. Obrigada.

    • Administrador

      Márcia, responderemos em seu e-mail.
      Grata pelo contato,
      Márcia.

  43. Elizabeth

    Bom dia, gostaria de saber quais as tarefas de um cuidador de idosos?

    • Administrador

      Elizabeth,

      De acordo com BORN ( 2008) organizadora do Manual do Cuidador da Pessoa Idosa publicado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos em 2008, as tarefas do cuidador informal, familiar, e do cuidador formal, aquele que é contratado para cuidar da pessoa idosa, foco desta análise são:
      1.Ajudar, estimular e realizar, caso seja indispensável, as atividades da vida diária;
      2.Cuidar do vestuário e da aparência da pessoa idosa de modo a aumentar a sua autoestima;
      3.Facilitar e estimular a comunicação;
      4.Acompanhar em seus passeios e incentivar a realizar exercícios físicos, sempre que autorizados pelos profissionais de saúde;
      5.Acompanhar a pessoa idosa aos exames, consultas e tratamentos de saúde, relatando qualquer intercorrência ao profissional;
      6.Cuidar da medicação oral da pessoa idosa, sendo que em caso de injeções, mesmo com receita médica, o cuidador deve procurar um profissional de saúde – “É proibido ao cuidador aplicar injeções”.

      BORN(2008, 58p.), faz a seguinte observação: ” Muitas vezes surgem dúvidas sobre as responsabilidades que o cuidador da pessoa idosa pode assumir. A CBO 2002 afirma que “no caso de atendimento a indivíduos com elevado grau de dependência, exige-se formação na área de saúde, devendo o profissional ser classificado na função de técnico/auxiliar de enfermagem”.

      Abraço,
      Márcia

  44. FRANCILEIDE

    bom dia, gostaria de saber se uma empresa sem fins lucrativos pode ter um cuidador de idosos sem curso, mas que tem muitos anos de experiencia e se na CTPS pode ter o cargo como cuidador de idosos mesmo sem curso.

    • Administrador

      Francileide,

      A profissão foi regulamentada mas o Ministério do Trabalho não estipulou qual a formação básica e nem número de horas do curso. Como a instituição prestará serviços, seria de bom tom apresentar profissionais com alguma formação.

      Abraços,
      Pedro

  45. Maria Teresa

    Qual a lei que respauda o cuidador a administra medicamentos

    • Administrador

      Maria Tereza,
      Conforme informa o site da COREN, a PL 284/2010, regulamenta que o cuidador de idosos pode apenas ministrar remédios via oral com prescrição. Na íntegra o texto diz:
      “Cuidar da medicação oral da pessoa idosa, sendo que em caso de injeções, mesmo com receita médica, o cuidador deve procurar um profissional de saúde – ‘É proibido ao cuidador aplicar injeções’.”

      Abraços,
      Márcia

Deixe um comentário